Data: 17/05/2013
FALAAAAAAA GALERA QUE ENTRA NO BLOG! Venho hoje trazer a vocês mais um Momento Otaku, já faziam 3 meses que não fazia postagens do gênero, estava sem assunto pra trazer a vocês, mais esses dias tive essa ideia de mostrar a vocês os termos do japão pra animes e mangás, assim como seus gêneros e públicos, e tudo mais que envolve o assunto Gêneros, no caso dos animes e mangás!
Essa pode ser uma postagem um pouco maior que o de costume, pois é muita coisa pra falar, e também muitos animes a citar (não se preocupem só irei citar alguns). Bom não a mais muita coisa a dizer antes de iniciarmos nossa aventura pelo mundo dos gêneros das animações japonesas, vamos então ao que interessa.



Introdução

Bom pra iniciar, irei dar uma breve explicação sobre algumas coisas a primeira são os gêneros, bom é um mundo muito vasto no qual define certos assuntos de certas coisas, como livros, filmes, seriados, novelas, animes e muitas outras coisas. Cada gênero fala de um certo assunto, para um certo tipo de público. Exemplo: Documentários - Que trazem interesses sobre assuntos mais perplexos e concretos, com entrevistas e geralmente fatos reais (ou fictícios) que alguém relata.

Isso define um gênero, um certo público a interessar, um certo assunto a comentar, isso é um resumo básico de como definir "GÊNERO"

Os públicos alvos, assim como o nome são assuntos que estão voltados a um certo tipo de pessoa, ou idade. Exemplos são as classificação indicativas, que temos aqui no Brasil que são definidas em temas: LIVRE, +10, +12, +14, +16, +18, esses tipos de classificação (porcaria na minha opinião) são para moderar e censurar certos tipos de assuntos, algo que acontece muito com os animes que são exibidos nos canais brasileiros, que são censurados e cortados muito, fazendo com que os fãs odeiem esses tipos de censuras e exibições que os canais fazem.

DADA A MINHA RÁPIDA EXPLICAÇÃO SOBRE AMBOS ASSUNTOS QUE IREMOS RETRATAR AQUI! Então vamos a nossa primeira categoria:

PÚBLICOS ALVOS:
Shounen

No japão funciona da mesma forma que aqui no brasil, com classificação indicativa, mais ao contrário de usarem idades, eles definem, mais os termos Criança, Adolescente e Adulto. Shounen é um dos públicos alvos que é mais comum no japão. Uma pequena tradução da palavra pode ser definida como: "Para meninos" ou seja, Shounen, é a classificação de animes e mangás feitos para o interesse de adolescentes, mas a muitos animes dessa categoria que apesar de serem definidos como Shounen, abrangem um público em geral, ou seja, crianças, adolescentes, adultos, idosos e tudo mais. Temos muitos exemplos de animes assim no Shounen. Além de que é claro, o que o torna tão popular são as altas cenas de comédia, ação e um assunto muito comum entre os animes do gêneros: Personagens que são determinados, geralmente eles tem sonhos e lutam, se sacrificam e fazem de tudo para realizar esse sonho. Esse tipo de assunto é muito comum em animes do gênero, o que causa uma grande popularidade na categoria.

Títulos de animes e mangás populares Shounen: Naruto, Bleach, Dragon Ball, One Piece, Fairy Tail, Konjiki no Gash Bell!, Fullmetal Alchemist, Digimon e muitos outros!

Imagens de alguns animes do Gênero:
ONE PIECE
NARUTO
 FAIRY TAL
Shoujo

Shoujo se dirige ao publico jovem feminino, retratando centenas de assuntos, sejam eles romances (na maioria das vezes), ou até mesmo ação (bem incomum). O público shoujo é tão grande quanto Shounen e Seinen, que são os públicos alvos onde seus mangás estão sempre no topo dos mais vendidos mensalmente, ao contrário do shoujo, já que apesar da história não somente ser direcionada a garotas, também pode ser de interesse de adultos sejam eles homens ou mulheres, shoujo é outro gênero que todos podem assistir sem restrição, tanto porque suas histórias retratam cotidianos e assuntos do tipo mais escolar, uma história de vida ou algo do tipo. Se formos traduzir a palavra "shoujo" poderíamos defini-la como "para garotas". Mais uma curiosidade pra garotada é que muitos acham que shoujos são mangá chatos sem tipo que só mesmo meninas anti-social assistem. Bom irei falar alguns animes que são considerados shoujos e que tem bastante gente já viu:

Kami Nomi zo Shiru Sekai, Amnesia, Tasogare Otome x Amnesia, Tonari no Kaibutsu-kun, Sakura Card-Captors, Kimi ni Todoke, Kaichou wa Maid-sama! E assim por diante!

SAKURA CARD-CAPTOR 
SAILOR MOON 
KAICHOU WA MAID-SAMA!

NOTAS SOBRE OS DOIS PÚBLICOS-ALVOS DITADOS

Existe um sub gênero pra definir alguns assuntos que retratam os os dois, eu ouvi dizer desses:

Bishounen: São animes que tem muitas personagens masculinas bonitas.
Bishoujo: Animes com personagens femininas bonitas

Kodomo

O público alvo ao qual animes Kodomos se direcionam são diretamente a crianças, assim como a maioria dos desenhos americanos, mais com uma pequena peculiaridade que eu consegui perceber em todos os animes Kodomo, histórias simples e fáceis de entender, além de é claro muita diversão e também muitas outras coisas que como podemos dizer, se direcionam a crianças mesmo. Não vou dizer que o público Kodomo é tão famoso quanto os dois acima mais acho que a maioria que é Otaku ai já assistiu alguns dos que eu citar. Eu não conheço muitos mais, eu pesquisei e alguns que eram de se esperar estão na lista, vejam: Dinossauro Rei (acho que tem gente que achou que esse desenho que passou na TV Kids não era anime), Pokémon (Não inteiramente, algumas sagas são consideradas do Shounen), Hamtaro e etc... (não verdade não me recordo de outros).

Confiram a imagme de alguns animes Kodomo:

POKÉMON
DORAEMON 
HAMTARO

Vendo essas imagens da uma sensação nostálgica, lembrar do tempo que assisti esses tipo de desenho na TV.
Agora iremos a parte dos animes adultos!

Seinen

Um público alvo muito conhecido e muito bom, animes que vem em gêneros marcados Seinen na minha opinião são muito bons, o motivo o Seinen se direciona para pessoas adultas (masculino), mangás publicados como Seinen são muito conhecidos e também fazem muito sucesso Japão. Na minha opinião os melhores animes são Seinen, o motivo? As histórias são mais complexas, sem muito aqueles cliches de animes Shounen, onde o personagem principal vive de determinação e pronto, isos é muito diferente no seinen, aliás, não é só o cliche, também como a violência, linguagem, censura (Ecchi não se encaixa em seinen pois é só uma forma pervertida que se encaixa em shounen, seinen em si já tme muitos animes "fortes" nesse sentido), entre outros. Então pra quem tem cabeça, ânimo e maturidade o suficiente comecem a ver animes Seinen, eu recomendo, assim como mangás também que a muitos títulos importantes.

Animes Seinen conhecidos: Gantz, Steins;Gate, High School of the Dead, Deadman Wonderland, Elfen Lied, Uzumaki (somente mangá), Battle Royale (somente mangá), Psycho-Pass (recente).

GANTZ
ELFEN LIED
HELLSING
Josei

Josei, publico-alvo mulheres adultas. São muitos complexos também, só que com assuntos de interesses a mulheres, eu mesmo acredito que animes Josie não são lá aquelas coisas boas, tanto que é muito dificil achar animes deles, eu só conheço um e que ainda acho que não seja Josei, de qualquer forma, esse anime que supostamente é um Josei, é muito bom, e provavelmente apesar de eu nunca ter visto animes que sejam mesmo Josei, deve ser bom, principalmente para quem curte coisas complexas e mais detalhadas, obras pra se pensar, é isso que pode ser um anime josei. Não há muito o que falar de Josei, pois não conheço muito sobre ele. Mais acho que essa foi uma apresentação pra que vocês entendam as categorias a qual os animes que vocês assistam se encaixam.

Imagens de animes Josei:
 HONEY AND CLOVER (dúvida)
 OURAN HIGH SCHOL HOST CLUB (dúvida)
PARADISE KISS (legítimo Josei)
______________________________________________________________________________
Acho que não há muito mais o que falar sobre coisas do tipo, essas são as "categorias de animes" existem pessoas que acreditam que um tipo de público alvo chamado "magical girls" sejam sejam legítimo, bom acredito que não, pois isso se encaixaria em Shoujo, afim Sakura Card Captors, lembra muito Magical Girls, mais ainda é shoujo certo?
Ecchi, tanto animes shoujo, shounen e seinen apresentam esse tipo de conteúdo, principalmente o shounen, pra quem acreditava que Ecchi era uma categoria, está errado é um sub-gênero de anime, muito presente em animes shounen assim como eu já havia dito.
Yaoi é um sub-gênero Shoujo, pois retrata assuntos Homossexuais, e acho que Shounen não se encaixaria nisso certo? Não querendo ser preconceituoso ou homofóbico, mais acredito que animes Yaoi são muito sem pé nem cabeça, com histórias fracas. De qualquer forma, cada um tem uma opinião e gosto também.
SubGêneros americanos (aventura, ação, drama, terror e comédia) também estão presente em todos os 5 públicos-alvos, sendo bem variado e muito bem destribuido.

Bom acho que por hoje é só, isso é tudo que tenho a dizer sobre o assunto, alias algumas vezes eu falei desenhos, não se deixem levar e dizer que anime e desenho não são a mesma coisa, pois são sim. Muita gente ai discuti sobre isso, falando que desenho americano e anime não são a mesma coisa, nisso posso concordar, mais os dois são animação e já era, chame animes desenhos, não está errado. Quanto a algumas coisas, foram opiniões minha então não me xinguem, estou lhes dando as minhas informações que tenho sobre animes, se estiver errado, sinta-se livre para comentar o certo, mais não xingue.
2 comentários:
Unknown disse...

Classificação indicativa é um mal necessário, pois pais deixam seus filhos assistirem animes adultos achando que "desenho" é para criança! E animes tem para todas as idades. Ou vc deixaria uma criança de 8 anos assistir Attack on Titan?

Unknown disse...

Queria que colocassem classificação indicativa nos animes para que as crianças não possam assistir.